O Fundo Agbara nasceu em 01/09/2020 a fim de mitigar a crise sanitária que atingiu a todos, mas aprofundou ainda mais desigualdades sócio-econômicas enfrentadas historicamente por mulheres negras. Não por acaso, a primeira morte registrada por Coronavírus no Brasil foi de uma empregada doméstica negra.
A falta de políticas públicas e de acesso a serviços básicos no Brasil, como saneamento e saúde, agravou a situação dessa parte da população, evidenciando que mulheres negras além de terem a maior mortalidade por covid que qualquer grupo, ocuparam as maiores taxas de desemprego, tiveram menos acesso a crédito e as que mais tiveram seus negócios fechados.

Acreditamos que um aporte financeiro é algo fundamental para esse recomeço. Entretanto, se faz urgente olhar para um desenvolvimento mais sustentável dessa cadeia produtiva, garantindo resultados a longo prazo através da capacitação de mulheres negras, que, consequentemente, promoverão a circularidade de poder econômico e simbólico, garantirão geração de renda e inclusão produtiva a essas mulheres e o desenvolvimento integral das iniciativas desta parcela da população.

Alinhada ao que defendemos e acreditamos,
o Fundo Agbara atua para o :

Empoderamento feminino e racial

Consumo Responsável

Empreededorismo e economia criativa

Geração de renda e inclusão produtiva

Redução de desigualdades

Educação de Qualidade

Cultura de Doação

Desenvolvimento Comunitário
Acreditamos ainda que – frente a um passado de mais de 300 anos de negligência e marginalização – a inserção e qualificação de pessoas negras no mercado de trabalho acontecerá somente através de investimentos recorrentes em valorização de diversidades, através de estratégias que considerem influenciar o engajamento de todos os stakeholders: quadro de funcionários, clientes, fornecedores, parceiros estratégicos e toda a sociedade.
O território é importante, acreditamos que é preciso investir e fomentar o território para que gere uma cadeia de valor produzindo e promovendo a economia local. Por isso, o Fundo Agbara propõe às suas contempladas que elas criem ações que possam fortalecer o próprio território como forma contrapartidas para o Fundo.
Com o objetivo de escoar os produtos das mulheres, promovemos todo ano uma feira agbara da mulher negra e 1 catálogo para aumentar as vendas e promover entre elas uma rede de articulação e autogestão.
em desenvolvimento.
Iniciativas de Geração de Renda - Coletivos - Meninas Jovens - Ensino Superior - Saúde Mental da Mulher Negra - Introdução ao Mundo do Trabalho - Mulheres Negras no Esporte - Mulheres Negras Artistas - Iniciativas Socioambientais - Territórios Ancestrais - Agroecologia - Sistemas Alimentares - Protagonismo e Liderança para meninas e mulheres jovens.

Editais Conquistados