O Fundo Agbara nasceu em 01/09/2020 a fim de mitigar a crise sanitária que atingiu a todos, mas aprofundou ainda mais desigualdades sócio-econômicas enfrentadas historicamente por mulheres negras. Não por acaso, a primeira morte registrada por Coronavírus no Brasil foi de uma empregada doméstica negra.
A falta de políticas públicas e de acesso a serviços básicos no Brasil, como saneamento e saúde, agravou a situação dessa parte da população, evidenciando que mulheres negras além de terem a maior mortalidade por covid que qualquer grupo, ocuparam as maiores taxas de desemprego, tiveram menos acesso a crédito e as que mais tiveram seus negócios fechados.

Acreditamos que um aporte financeiro é algo fundamental para esse recomeço. Entretanto, se faz urgente olhar para um desenvolvimento mais sustentável dessa cadeia produtiva, garantindo resultados a longo prazo através da capacitação de mulheres negras, que, consequentemente, promoverão a circularidade de poder econômico e simbólico, garantirão geração de renda e inclusão produtiva a essas mulheres e o desenvolvimento integral das iniciativas desta parcela da população.

Alinhada ao que defendemos e acreditamos,
o Fundo Agbara atua para o :

Empoderamento feminino e racial

Consumo Responsável

Empreendedorismo e economia criativa

Geração de renda e inclusão produtiva

Redução de desigualdades

Educação de qualidade

Cultura de Doação

Desenvolvimento Comunitário

Para concretizar os resultados esperados, o Fundo Agbara se empenhará em criar e desenvolver as linhas de ações abaixo:

Linhas de Ação

Os programas do Fundo Agbara tem como finalidade promove a recuperação de iniciativas de mulheres negras afetadas pela pandemia de COVID-19, através da potencialização para o desenvolvimento integral de iniciativas de geração de renda, sejam elas individuais ou coletivas, lideradas por mulheres negras, a partir de 18 anos, com duração de 02 meses , de modo a contemplar três diferentes tipos de habilidades: autonomia econômica, autonomia intelectual e autonomia emocional. Além disso, são oferecidas 02 mentorias individuais para cada participante.
Acreditamos ainda que – frente a um passado de mais de 300 anos de negligência e marginalização – a inserção e qualificação de pessoas negras no mercado de trabalho acontecerá somente através de investimentos recorrentes em valorização de diversidades, através de estratégias que considerem influenciar o engajamento de todos os stakeholders: quadro de funcionários, clientes, fornecedores, parceiros estratégicos e toda a sociedade.
Iniciativas de Geração de Renda - Coletivos - Meninas Jovens - Ensino Superior - Saúde Mental da Mulher Negra - Introdução ao Mundo do Trabalho - Mulheres Negras no Esporte - Mulheres Negras Artistas - Iniciativas Socioambientais - Territórios Ancestrais - Agroecologia - Sistemas Alimentares - Protagonismo e Liderança para meninas e mulheres jovens

Editais Conquistados