Consiste em um fundo filantrópico para Equidade Racial e de Gênero, que, a cada mês, potencializa iniciativas de mulheres negras com aportes financeiros de até R$1.000 e incubação dessas iniciativas com (mentorias, assessorias e formações técnicas .O Fundo Agbara surge como resposta à falta de políticas públicas direcionadas ao fortalecimento e autonomia de mulheres negras e suas comunidades.

 

É importante ressaltar que o Fundo Agbara não tem como intuito promover ações de caridade, tampouco se resume em doações em dinheiro, uma vez que sua concepção teve como premissa a elaboração de ações contínuas e cotidianas de combate efetivo do racismo institucional e estrutural. Em épocas de campanhas que dizem que #vidasnegrasimportam, fomentar iniciativas de mulheres negras é importante não apenas para combater o racismo sistêmico que as priva de acesso, mas também para revigorar a auto estima dessas mulheres, ajudá-las a ter independência financeira para que consigam, por exemplo, se libertar de relações abusivas e ciclos de violência em suas vidas íntimas, além de incentivar seus sonhos. 

Como sabemos, mulheres nunca pensam apenas em si, e quando você as fortalece, especialmente as negras, fortalece também uma rede de no mínimo quatro pessoas que orbitam estas mulheres, pois elas vivem de maneira verdadeira práticas de coletividade! O Fundo Agbara, então, torna-se uma ferramenta possível para redução de desigualdades em um plano micro – no entanto muito potente – bem como um programa de fortalecimento  e empoderamento de mulheres negras!

Maya Angelou

O Fundo Agbara nasce da vontade de sistematizar vaquinhas que aconteciam espontaneamente entre uma rede de amigos na cidade de Campinas, em um fatídico momento de pandemia, crise econômica e aumento expressivo do número de desempregados – indíce ocupado majoritariamente por mulheres negras.

Equipe

Aline Odara

Diretora Executiva

Aline Odara é Idealizadora e Diretora Executiva do Fundo Agbara, Cientista Social, Pedagoga, Mestranda em Educação pela UNICAMP, educadora, pagodeira e cozinheira. Ama dançar e batucar para elevar o espírito e acredita na força da coletividade para alcançar grandes transformações sociais.

Fabiana Aguiar

Diretora De Operações

Fabiana Aguiar, moradora de Campinas, Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC – Campinas, MBA em Gestão de Negócios pela – USP/Esalq, educadora, empreendedora. Adora dançar, cozinhar, é amante das plantas e dos gatos e acredita na força do movimento em rede para potencializar mulheres negras e promover mudanças na sociedade.

Bruna Camargo

Assessora Executiva

Bruna é formada em Marketing pela Universidade Mackenzie e apaixonada por organização e projetos criativos. Também atua como Produtora de Projeto Culturais e é Gestora de Projetos no Margem Cultural.

Eliane Castro

Coordenadora de Projetos

Baiana do Recôncavo da Bahia, mãe de dois garotos, casada, educadora social, palestrante e trabalho como coordenadora de projetos sociais desde 2012.

Ana Sunshine

Analista de Projetos

Ana Sunshine, mulher preta, mãe, ativista, produtora cultural e analista de projetos do Fundo Agbara.

Preta Rogéria

Analista de Captação e Relacionamento

Mulher Preta, Cis, Sapatão, Escritora, Cuidadora, Artista, Educadora Social, Conselheira, Produtora e Palestrante. Sou uma mulher fluida, potente e em constante metamorfose. Mãe de Gatos e Cachorros. Produtora de peças exclusivas da Arteleiria Preta.

Ethieny Karen

Analista de Comunicação

Sul-mato-grossense, residindo em Salvador – Bahia. Jornalista, designer e atriz. Apaixonada por contar boas histórias e aprender uma coisa nova a cada dia.

Lara Martins

Assistente de Comunicação e Captação

Carioca, formada em Relações Internacionais e assistente de comunicação do Agbara. Apaixonada pela América Latina, por educação e por música. Desarrumando o arrumado até que o Sertão vire Mar.

PARCEIROS E AGREGADORES

Conheça empresas e parceiros que somam com o Fundo Agbara
parceiros-Recuperado

Para se tornar uma pessoa doadora do Fundo Agbara, é bem simples! Basta se cadastrar pala plataforma Grifa.me e realizar um cadastro de inscrição.

Mulheres Recentemente Potencializadas