Somos o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil. Nossa missão é promover acesso a direitos econômicos, através da potencialização do maior número de iniciativas de mulheres negras, viabilizando independência financeira e emocional. Promovemos geração de renda, inclusão produtiva, emancipação sócio emocional e desenvolvimento comunitário. Buscamos oferecer capacitações técnicas, aportes financeiros e mentorias para o crescimento pessoal e profissional dessas mulheres.

O Fundo Agbara nasceu em 2020, buscando uma filosofia de aquilombamento e desenvolvimento de mulheres negras, buscando alavancar essas mulheres.

 

É importante ressaltar que o Fundo Agbara não tem como intuito promover ações de caridade, tampouco se resume em doações em dinheiro, uma vez que sua concepção teve como premissa a elaboração de ações contínuas e cotidianas de combate efetivo do racismo institucional e estrutural. Em épocas de campanhas que dizem que #vidasnegrasimportam, fomentar iniciativas de mulheres negras é importante não apenas para combater o racismo sistêmico que as priva de acesso, mas também para revigorar a auto estima dessas mulheres, ajudá-las a ter independência financeira para que consigam, por exemplo, se libertar de relações abusivas e ciclos de violência em suas vidas íntimas, além de incentivar seus sonhos. 

Como sabemos, mulheres nunca pensam apenas em si, e quando você as fortalece, especialmente as negras, fortalece também uma rede de no mínimo quatro pessoas que orbitam estas mulheres, pois elas vivem de maneira verdadeira práticas de coletividade! O Fundo Agbara, então, torna-se uma ferramenta possível para redução de desigualdades em um plano micro – no entanto muito potente – bem como um programa de fortalecimento  e empoderamento de mulheres negras!

Através da elaboração, execução e oferta de editais que contemplem com aportes financeiros, capacitações técnicas e políticas-cidadãs mulheres negras de todo o Brasil, bem como a mensuração e avaliação dos impactos sociais gerados pelos programas.

A cada ano, o Fundo Agbara realiza 04 programas que atende mais de 300 mulheres, sendo, algumas de forma mais próxima com acompanhamento de até 06 meses.Conheça nossos programas, clique aqui.

Maya Angelou

O Fundo Agbara nasce da vontade de sistematizar vaquinhas que aconteciam espontaneamente entre uma rede de amigos na cidade de Campinas, em um fatídico momento de pandemia, crise econômica e aumento expressivo do número de desempregados – indíce ocupado majoritariamente por mulheres negras.

Equipe

Aline Odara

Diretora Executiva

Fabiana Aguiar

Diretora De Operações

Bruna Camargo

Assessora Executiva

Eliane Castro

Coordenadora de Projetos

Preta Rogéria

Analista de Captação e Relacionamento

Lara Martins 11

Assistente de Comunicação e Captação

PARCEIROS E AGREGADORES

Conheça empresas e parceiros que somam com o Fundo Agbara
parceiros-Recuperado

Para se tornar uma pessoa doadora do Fundo Agbara, é bem simples! Basta se cadastrar pala plataforma Grifa.me e realizar um cadastro de inscrição.

Mulheres Recentemente Potencializadas