O Festival Agbara

O Festival Agbara da Mulher Negra nasceu da vontade de celebrar o aniversário do Agbara e construir um movimento no qual leve acesso para a periferia. O Festival Agbara promove acesso para as iniciativas venderem seus produtos sem nenhum custo, promove acesso do público contratado que são artistas e grupos periféricos de cultura regional e que por muitas vezes não conseguem acessar alguns espaços para levar sua música e sua arte. O festival tem como proposta fortalecer e incentivar os negócios das mulheres negras, assim como fortalecer a arte e cultura popular e periférica.

O Festival cresce a cada ano, o 1º Festival Agbara da Mulher negra foi online e contou com 4 dias de programação e o último dia 6 hs de programação ao vivo trazendo mesas, e debate sobre cultura, racismos, branquitude, empreendedorismo entre outros.
O 2º Festival Agbara da Mulher Negra aconteceu de forma presencial na cidade de Campinas através do Edital do PROAC, (Programa de iincentivo à cultura do Estado de São Paulo criada em 2006 o ProAc financia atividades artísticas como teatro, dança, circo, audiovisual, quadrinhos, entre outros, oferecendo, a partir de editais anuais, valores para a viabilização financeira de projetos de diversos tamanhos e tipos apresentados por moradores do Estado). Contamos também com apoio do SESC Campinas para a realização do Festival.

Dos dias 01/09/2021 a 05/09/2020 ocorreu o Festival Agbara da Mulher Negra, um festival virtual que celebrou um ano do Fundo Agbara, o primeiro Fundo Filantrópico de mulheres negras do Brasil! Contamos com grandes nomes de personalidades negras nacionais com temas pertinentes à toda a sociedade!

Com o objetivo de dar mais visibilidade às nossas ações, ampliar a divulgação do Fundo Agbara por meio de parceria com grandes nomes.

Contamos também com a parceria do sindicato SINTPq que nos forneceu o auditório para o último dia de transmissao ao vivo

O Evento foi todo de forma online e gratuita

Transmissão realizada no canal do Youtube do Fundo Agbara.

Confira a programação
Com a presença mais do que especial de Leci Brandão, o 2º Festival Agbara da Mulher Negra aconteceu no dia 03 de setembro, de forma presencial, no SESC Campinas das 9h às 20h. Idealizado desde 2021, o Festival contou com o apoio do SESC Campinas e do ProAC ICMS como parceiros e investidores, respectivamente. A participação do SESC Campinas foi inserida no 1º Relatório Quadrimestral, essa aproximação resultou na viabilização do evento.

Além disso, no escopo do projeto também estava inserido um Pré-Festival Online, que ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto pelo canal do Youtube do Fundo Agbara. O evento presencial contou com mais de 1.500 frequentadores, mais de 20 mulheres expositoras, uma programação com artistas locais, oficinas e palestras.

A finalidade do evento foi prestigiar e celebrar a vida, a história e a luta de mulheres negras.

Confira a programação