O Fundo Agbara nasceu em 01/09/2020 a fim de mitigar a crise sanitária que atingiu a todos, mas aprofundou ainda mais desigualdades sócio-econômicas enfrentadas historicamente por mulheres negras. Não por acaso, a primeira morte registrada por Coronavírus no Brasil foi de uma empregada doméstica negra. A falta de políticas públicas e de acesso a serviços básicos no Brasil, como saneamento e saúde, agravou a situação dessa parte da população, evidenciando que mulheres negras além de terem a maior mortalidade por covid que qualquer grupo, ocuparam as maiores taxas de desemprego, tiveram menos acesso a crédito e as que mais tiveram seus negócios fechados.

É importante ressaltar que o Fundo Agbara não tem como intuito promover ações de caridade, tampouco se resume em doações em dinheiro, uma vez que sua concepção teve como premissa a elaboração de ações contínuas e cotidianas de combate efetivo do racismo institucional e estrutural. Em épocas de campanhas que dizem que #vidasnegrasimportam, fomentar iniciativas de mulheres negras é importante não apenas para combater o racismo sistêmico que as priva de acesso, mas também para revigorar a auto estima dessas mulheres, ajudá-las a ter independência financeira para que consigam, por exemplo, se libertar de relações abusivas e ciclos de violência em suas vidas íntimas, além de incentivar seus sonhos.

Como sabemos, mulheres nunca pensam apenas em si, e quando você as fortalece, especialmente as negras, fortalece também uma rede de no mínimo quatro pessoas que orbitam estas mulheres, pois elas vivem de maneira verdadeira práticas de coletividade! O Fundo Agbara, então, torna-se uma ferramenta possível para redução de desigualdades em um plano micro – no entanto muito potente – bem como um programa de fortalecimento e empoderamento de mulheres negras!

Através da elaboração, execução e oferta de programas que contemplem com aportes financeiros, capacitações técnicas e políticas-cidadãs mulheres negras de todo o Brasil, bem como a mensuração e avaliação dos impactos sociais gerados pelos programas.

A cada ano, o Fundo Agbara realiza programas que atendem mais de 300 mulheres, sendo, algumas de forma mais próxima com acompanhamento de até 06 meses. Conheça nossos programas, clique aqui.

Nossa missão

Lutar por justiça econômica e promover o exercício dos direitos econômicos de mulheres negras.

Nossa Visão:

População negra brasileira emancipada, por meio da garantia, acesso e exercício pleno de sua cidadania e direitos econômicos.

Nossos Valores:

O antirracismo, o acolhimento, a transparência, a colaboração, a ancestralidade e a integridade.

Frentes de atuação

Fortalecimento de iniciativas lideradas por mulheres negras, através da transferência de aportes financeiros, programas de formação e redes de colaboração.
Saiba Mais
Atuação em grupos e redes intersetoriais dedicados aos fortalecimento de mulheres negras e articulação com agentes do setor público.
Saiba Mais
Realização de encontros, eventos e atividades que aliam fruição cultural, reflexão e oportunidade de geração de renda direta, promovendo o acesso à cultura.
Saiba Mais
Pesquisa e difusão da memória e contribuição da população negra por meio do Nucelo de Pesquisa e Memoria da Mulher Negra.
Saiba Mais
Orientação para que empresas avancem na agenda de diversidade de gênero e raça em seus quadros.
Saiba Mais