Hoje o Fundo Agbara administra seu próprio recurso com suporte da Assessoria Jurídica do  Tauil Chequer | Mayer Brown e Assessoria Contábil da Advice Contabilidade  que contribuem para o compliance e transparência 

O Fundo Agbara preza por políticas de transparência financeira. Ter informação correta e precisa é parte de nossa política institucional para doadores(as), parceiros(as), mulheres atendidas e público em geral. 

Acompanhe abaixo os demonstrativos financeiros, relatórios financeiros e atas das assembleias do  fundo Agbara. 

Governança

São órgãos pertencentes à administração do AGBARA:

ASSEMBLEIA GERAL

Responsável por eleger os membros dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e do Comitê de Investimento, órgãos que compõem a governança do Fundo Agbara, além de avaliar os relatórios anuais, promover alterações estatutárias e tratar dos assuntos institucionais submetidos pelos demais órgãos da governança.

  • Comitê de Governança (em implementação 2022-2023);
  • Comitê Administrativo, quando instalado (em implementação 2024-2025

CONSELHO CONSULTIVO

O Conselho Consultivo é um órgão não deliberativo, que tem por função aconselhar a diretoria em assuntos e decisões importantes para o Fundo Agbara.

Graduada em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1992). Mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É coordenadora da área de educação de Geledés Instituto da Mulher Negra e também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Advogada; Sócia e Coordenadora de  Politicas de Promoção de Igualdade Racial da Mulher Negra no Instituto Geledés; Mestranda PPG Diversitas-FFLCH/USP; Ex-Conselheira Seccional; Ex-Presidenta da Comissão de Igualdade Racial e Ex-Vice-Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, da OAB de São Paulo. Agora, também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Educadora, artista plástica e política brasileira, Malunguinho foi eleita deputada estadual por São Paulo em 2018 e é empreendedora social, estando à frente do Centro Cultural Aquilombado Aparelha Luzia. Agora também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Instagram: ericamalunguinho

Gilberto de Lima Costa Junior, também conhecido como Giba, é formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Diretor Executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial e do J.P. Morgan. Agora também faz parte do  Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Isabela Giordano Gil Moreira, mais conhecida como Bela Gil, é culinarista e apresentadora. Atualmente está no comando do programa Bela Cozinha, na GNT, e é Vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico. Também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Instagram:
belagil

Mestra do ofício, escritora periférica, formada em desenvolvimento humano e colunista no Ecoa Uol, Dona Jacira é inspiração e parte confirmada no Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Instagram:  donajacira

Jandaraci tem atuação no primeiro, segundo e terceiro setor. É Diretora Financeira na 99Jobs e Co-fundadora do Conselheiras 101, programa que visa a inclusão de mulheres negras em conselhos de administração. Jandaraci também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Rejane Zwanga é CEO da Zwanga African Fashion, marca de criação e produção de moda autoral e artesanal fundada em 2016 no estado do Amapa, região norte. Possui pós-graduação em Moda pela Universidade Nacional da Colômbia. Rejane  também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Maria Júlia Coutinho, mais conhecida como Maju Coutinho, é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero em 2002, é apresentadora de televisão e comentarista brasileira. Atualmente está à frente da apresentação do Fantástico na TV Globo. Agora também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Instagram: majucoutinhoreal

Mestra em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é formada em Ciências Sociais e Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Talita é co-fundadora da Singué, plataforma de desenvolvimento de programas de diversidade, equidade e inclusão, e membra do Comitê de Equidade Racial da NESst. Agora também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Mariel Reyes é empreendedora social e filantropa. É Mestra em Ciências, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela London School of Economics and Political Science (LSE) e formada em Ciências Econômicas, pela Santa Clara Universoty. Além disso, é cofundadora e CEO da {reprograma}, startup de impacto social, que dá cursos de programação para mulheres de renda mais baixa e ajuda empresas a encontrar profissionais do setor. Mariel Reyes também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Formada em Ciências Sociais na UFRJ, Marina já trabalhou na ONU, na Anistia Internacional e em diversas ONGs brasileiras. Está a frente da construção do Centro de Referência e Atendimento a Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do Rio de Janeiro e agora também faz parte do  Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Camila é ativista do bem-viver. Formada em administração pela Fundação Getulio Vargas, é mestranda em Ciência Ambiental, na Universidade de São Paulo. É Diretora da Próspera Social, Family office voltado para impacto social com foco na economia do bem-viver. Camila também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Anna Haddad é advogada e empreendedora social. Atualmente é Diretora da Próspera Social, Family office voltado para impacto social com foco na economia do bem-vive. Anna ambém faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

Tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento econômico e social. Atualmente é CEO DIMA. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003, tendo Mestrado e Doutorado em importantes universidades internacionais. É Professora Pesquisadora de gênero e políticas públicas da universidade Hamad Bin Khalifa e diretora de relações com doadores da ONG PEGF da Nigéria. Também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

CEO ativista do Grupo Gaia, empresa do mercado financeiro que já movimentou mais de R$ 20 bilhões em operações financeiras, tem como principais pilares a felicidade e o impacto socioambiental e, agora, o João também faz parte do Conselho Consultivo do Fundo Agbara.

CONSELHO FISCAL (EM IMPLEMENTAÇÃO 2023/24)

O Conselho Fiscal é o órgão responsável por analisar e executar o diagnóstico sobre as demonstrações contábeis do Fundo Agbara, encaminhar à Assembleia Geral informações sobre possíveis erros, incongruências ou irregularidades, além de propor auditorias externas.

Equipe

Aline Odara

Diretora Executiva

Fabiana Aguiar

Diretora de Gente e Gestão

Simone Oliveira

Diretora Institucional

Luana Batista

Gerente de Pesquisa

IRACEMA SOUZA

Coordenadora de Pesquisa

MARIANA PIMENTEL

Coordenadora de Captação

TAINÁ LIMA

Coordenadora de Projetos Especiais

ROBERTA CALIXTO

Coordenadora de Consultoria e Diversidade

CAMILA RIBEIRO

Coordenadora Financeira

JESSICA GONGALVES

Coordenadora de Fomento

Alana Moriel

Assistente Executiva

JÚLIA MOTA

Analista de Captação e Advocacy

BRUNA CAMARGO

Analista de Gestão e Mensuração

LÍVIA MARIA

Especialista em Comunicação

LARISSA SOUZA

Analista de Programas Pleno

DEBORA PAIXÃO

Analista de Captação

LAMARCK CORREIA

Analista de Comunicação

Palloma Evangelista

Assistente Administrativa Financeira

Metodologia de Transparência

O Fundo Agbara preza por políticas de transparência financeira: dispor informações corretas e precisas, é parte da nossa política institucional para com os nossos doadores(as), parceiros(as), mulheres atendidas e público em geral.

Acompanhe abaixo os demonstrativos financeiros, relatórios financeiros e as atas das assembleias do Fundo Agbara.

Demonstrações Financeiras

Clique nos anos abaixo para mais informações.

Governança

Gestão estratégica e transparente
Clique nos anos abaixo para mais informações.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Clique nos anos abaixo para abrir os relatórios.

O FUNDO AGBARA ESTÁ ALINHADO AOS SEGUINTES OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA ONU: